sábado, 25 de agosto de 2018

Indicação de leitura: "Bem-estar Espiritual", de John MacArthur



Publicação da Editora Pórtico e escrita pelo pastor e conferencista John MacArthur, "Bem-estar espiritual" tem como tema central o Espírito Santo. A obra se propõe a ser tanto sólida doutrinariamente, como a ter uma abordagem de aplicação prática a vida dos cristãos. Uma missão que a separa dos escritos clássicos ou dos mais populares sobre o assunto.

O livro de John MacArthur pode ser usado como um guia de estudos individual ou utilizado pelos pregadores como subsídio para a ministração em suas igrejas. Claro, didático e com solidez bíblica, o livro é útil tanto para aqueles que são iniciantes nos estudos bíblicos, como para os mais experientes na análise das escrituras.

Os atributos do Espírito Santo, sua divindade, a forma como Ele se relaciona com o homem são apresentados de forma bem direta no texto. Com diversas citações bíblicas apontando as verdades defendidas pelos autor. Ou seja, não trata-se de um compêndio teológico que se referencia apenas a outras obras, mas bebe diretamente da Bíblia Sagrada. Um tipo de leitura que agrada a maioria dos leitores do segmento evangélico.

O Espírito que é uma pessoa, que regenera o homem, o conforta e o santifica o homem é apresentado da forma como o próprio Deus se manifestou nas escrituras, através de vários detalhes registrados no texto bíblico.

Apesar da maioria das menções acerca do Espírito Santo estarem presentes no Novo Testamento, após a ressurreição de Jesus Cristo, há citações também no Antigo Testamento. E o autor dedica um capítulo inteiro para apresentar esse recorte. "O mesmo espírito eterno atuava durante os tempos do Antigo e Novo Testamento. O Espírito era, é e sempre será o agente salvador que atrai as pessoas para o Senhor" (MacArthur, p. 29).

Após ressaltar o papel e atuação do Espírito já no Antigo Testamento, o autor se dedica a tratar de como a presenta dEle interfere no relacionamento entre Deus e os homens no período da "Nova Aliança". O dilema entre a Lei Mosaica e a Salvação pela graça estão entre os temas discutidos por MacArthur na obra.

"Se a peça central da antiga aliança era a lei, a da nova aliança é Cristo e o perdão completo e gratuito que oferece aos pecadores que se dirigem a ele. Essa vida eterna não vem por meios externos. O Espírito, cuja obra é interna, é quem a concede. (...) Enquanto a lei sozinha só poderia matar, o Espírito dá vida". (MacArthur, p. 74)

No capítulo sete, o autor apresenta uma Estrada Bíblica para a caminhada Espiritual e no oitavo e último, Realizando o nosso potencial por completo - no Espírito, o autor se dedica a propor uma aplicação mais pessoal dos conhecimentos acerca do Espírito Santo. O livro ainda encerra com um Guia de Discussão, que pode ser de uso individual ou em grupo, com perguntas que provocam reflexão, focos de oração em cada capítulo e sugestão de atividades. Vale a pena ler e discutir em equipe!


JOHN MacARTHUR
É ministro e escritor evangélico, sendo autor de mais de 150 livros. O mais conhecido trata-se da Bíblia de Estudo MacArthur (John MacArthur Study Bible), premiada como "Gold Medallion Book Award." Entre suas publicações mais famosas estão os Comentários sobre o Novo Testamento por John MacArthur e Doze Homens Comuns.





Nenhum comentário:

Postar um comentário