sexta-feira, 20 de julho de 2018

Mais de 2 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da zona norte do Recife recebem colônia de férias

ONG Visão Mundial busca voluntários para ações que vão acontecer em sete instituições com apresentação cultural, contação de histórias, brincadeiras e lanches

O período das férias é bastante proveitoso para a família reunir as crianças e fazer uma programação divertida como ir ao cinema, parques, entre outros lugares. Por outro lado, muitas crianças em situação de vulnerabilidade social não têm acesso ao lazer e essa responsabilidade acaba sendo apenas da escola. Com o objetivo de oferecer recreação para as crianças e adolescentes das comunidades de Guabiraba, Aritana, Córrego do Jenipapo e Passarinho, a ONG Visão Mundial, organização não governamental humanitária especializada na proteção à infância, vai realizar uma colônia de férias durante o mês de julho em cinco escolas municipais, uma creche e uma associação comunitária. Os voluntários podem se inscrever no link: http://goo.gl/gjKbzb.

As comunidades localizadas na zona Norte do Recife, onde vai acontecer a programação de férias, possuem um contexto de extrema vulnerabilidade com índices alarmantes de violência. A infância, muitas vezes, é marcada por exploração sexual, abuso, trabalho infantil e privação ao acesso básico de saúde, educação, lazer, saneamento e moradia. Segundo o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Grande Recife recebeu o título de região metropolitana que mais piorou no Índice de Vulnerabilidade Social do Brasil entre os anos de 2011 e 2015. De dez locais pesquisados pelo Instituto para a construção do novo Atlas da Vulnerabilidade Social, quatro apresentaram aumento do índice. A capital pernambucana e seu entorno dispararam e estavam 16,3% mais vulneráveis em 2015 do que em 2011.

"Acreditamos que o brincar contribui para o desenvolvimento e o bem estar físico, emocional e social das crianças e todas devem ter acesso a isso. Com esse contexto, queremos viabilizar a diversão para 2.400 crianças e adolescentes que serão beneficiados com essa ação", afirma Kess Jones, coordenador dos projetos da Visão Mundial em Recife.

A colônia de férias vai acontecer a partir do sábado (07), das 09h às 16h, na Escola Municipal da Guabiraba com apresentação cultural de palhaçaria com o mágico Mamede, brincadeiras e lanches e na Associação do Sítio dos Macacos com contação de histórias e lanches durante todo o dia. No próximo sábado (14), a Escola Estadual Erundina de Negreiros vai receber palhaçaria com o mágico Mamede, brincadeiras e lanches das 09h às 16h. No sábado seguinte (21), no mesmo horário, chega a hora da Escola São Cristovão receber a programação de palhaçaria e brincadeiras. No sábado (28), das 09h às 11h, os alunos da Escola Pedro Alcântara recebem contação de histórias e lanches. Nesse mesmo dia, os alunos da Escola Municipal de Nova Descoberta contam com palhaçaria e brincadeiras das 09h às 16h. No último sábado (31), as crianças da Creche Celeste Vidal irão assistir à contação de histórias das 09h às 16h.

SERVIÇO
Colônia de Férias – Visão Mundial
Escola Municipal São Cristovão
Data: 21/7
Horário: 09h Às 16h
Endereço: R. Cassiterita, 395 - Brejo da Guabiraba
Escola Municipal Pedro Alcântara
Data: 28/7
Horário: 09h às 11h
Endereço: Subida 3 Morros, 43 - Córrego do Jenipapo

Escola Municipal de Nova Descoberta
Data: 28/7
Horário:09h às 16h
Endereço: Rua Jornalista Waldete Agra, 100 – Passarinho
Creche Celeste Vidal
Data: 31/7
Horário: 09h às 16h
Endereço:Estr. dos Macacos, 87 - Guabiraba, Recife
Observação: AEscola Municipal São Cristovão e a Escola Municipal da Guabiraba têm o mesmo endereço porque uma fica ao lado da outra.

Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 42 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário