sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Dois novos livros para sua biblioteca teológica sobre exegese e interpretação bíblica

A Thomas Nelson Brasil lançou recentemente os livros "Introdução à Exegese Bíblica" (Michael J. Gorman) e "Introdução à Interpretação Bíblica" (William W. Klein, Craig L. Blomberg e Robert L. Hubbard Jr). Ambos de grande interesse para estudantes de teologia iniciantes, experientes teólogos e, pela simplicidade do seu texto, até para aqueles cristãos que mesmo sem uma formação acadêmica têm desejo de se aprofundar no conhecimento das escrituras.

Os dois livros têm a característica de um manual, que pode ser aplicado inclusive nos cursos de seminário. Apesar dos seus títulos trazerem o nome de introdução, ambos são bem completos, com uma diversidade de elementos e ferramentar para fazer seus leitores e estudantes das ciências teológicas se aproximarem dos textos bíblicos com as técnicas e princípios da exegese e hermenêutica.

Entre outros conceitos, Gorman apresenta a exegese como uma leitura atenta que significa "levar em consideração deliberadamente, palavra por palavra e frase por frase de todas as partes do texto para compreendê-lo como um todo". Em outras palavras ele afirma também que "Exegese pode ser definida como uma cuidadosa análise histórica, literária e teológica de um texto".

Para atingir esse objetivo ele apresenta ao longo do livro os principais elementos da exegese, como a análise do contexto histórico, literário e canônico do texto e o estudo sobre a forma e estrutura das escrituras sagradas. Mais que apenas uma análise acadêmica, ele dedica um capítulo à reflexão e entrega aos seus leitores vários recursos mais práticos no final do livro, como uma série de tabelas com métodos utilizados por um exegeta.

O autor de "Introdução à Exegese", Michael Gorman, doutor em Novo Testamento, é professor no St. Mary's Seminary & University, em Baltimore, com 12 livros publicados.

INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

Esse livro já está em sua terceira edição e solo norte-americano e chega ao mercado editorial brasileiro como uma "bíblia" sobre Interpretação Bíblica. São quase 900 páginas dedicadas à levar aos seus leituras conhecimentos sobre a história, os objetivos e ferramentas da interpretação das Sagradas Escrituras. O texto é muito completo, passando por discussões sobre o cânon bíblico, a crítica literária, além, é claro, das regras gerais da hermenêutica. Essas de forma bem detalhada, indicando a forma adequada de utilizá-las nos textos em prosa e poesia presentes na Bíblia.

A última parte do livro é dedicada à uma aplicação contextualizada desse conhecimento. Os autores indicam como frutos da interpretação o uso da bíblia hoje para enriquecer a adoração, criar liturgias adequadas, pregar, promover a formação espiritual na vida cristã, entre outros. E indica ainda 4 passos para a aplicação legítima da interpretação bíblica.

Willian Klein e Craig L. Blomberg são professores no Denver Seminary, enquanto Roberto L. Hubbard é professor no North Park Theological Seminary. Os três são PhD em Teologia e têm diversas publicações em diversas áreas dos conhecimentos bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário