............

quinta-feira, 23 de março de 2017

Movimento PE de Paz promove ato público contra a violência


Com cruzes afixadas na praia do Pina, igrejas e organizações cristãs promovem ação de repúdio aos alarmantes índices de homicídio no estado apenas em 2017

No próximo sábado, 25.03, as areias da praia do Pina amanhecem repletas de cruzes, representando cada uma das vítimas dos mais de 1000 homicídios registrados somente esse ano em Pernambuco. A ação faz parte do ato público PE de Paz, realizado por lideranças e membros de 36 igrejas e organizações sociais cristãs, como forma de manifestar repúdio ao aumento exponencial dos índices de violência no estado em 2017. A iniciativa cobra ação efetiva do governo em relação à segurança pública e presta solidariedade às famílias enlutadas através da fixação simbólica das cruzes nas areias da praia.

Durante o protesto, integrantes do movimento realizam ações para o despertar de consciência da população sobre o absurdo estado de insegurança a que se está sujeito hoje em Pernambuco e momentos de oração pela cidade, estado e país. Além do ato simbólico realizado na praia do Pina, para a semana seguinte, está prevista a entrega de um manifesto acerca da segurança pública, escrito por integrantes do movimento, a alguns órgãos estatais, como o Palácio do Governo e o Ministério Público de Pernambuco.

Ao tornar pública a insatisfação com a insegurança no estado, o ato cidadão objetiva sensibilizar a população para a temática, a fim de contribuir para a construção conjunta de uma cidade melhor e mais segura; denunciar a falta de efetividade dos órgãos governamentais competentes para a promoção dessa cidade; e prestar solidariedade às famílias enlutadas devido à falta de segurança em nosso estado. O pastor Tales Ferreira, um dos organizadores do evento, afirma que a realização da manifestação parte do princípio de que “a igreja não existe apenas NA cidade. Queremos andar COM a cidade a fim de servirmos às pessoas nas lutas e dores que são comuns, inclusive, aos que fazem a Igreja”.

INICIATIVA – A principal motivação para a realização do PE de Paz foi o aumento absurdo dos índices de violência no primeiro trimestre de 2017, o que tem assustado os pernambucanos cotidianamente. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foram assassinadas em Pernambuco 977 pessoas apenas nos primeiros dois meses desse ano, número 47,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 661 pessoas foram mortas. A violência em Pernambuco já vinha apresentando índices alarmantes desde dezembro de 2016, considerado o mês mais violento dos últimos 10 anos no Estado com a ocorrência de 472 assassinatos. O total de 4.479 homicídios ocorridos em 2016 revela à sociedade a pior crise do Pacto Pela Vida, programa do governo estadual que completa 10 anos de implantação em maio próximo, tornando Pernambuco um estado seis vezes mais violento que São Paulo.

A discussão da temática, a partir da inquietude de um grupo de pastores e pastoras, levou à percepção da necessidade de um envolvimento com questões que se relacionam com a sociedade em geral. “O desafio era levar os cristãos e cristãs a um embate prático com os males sociais que enfrentamos. Para surpresa, 36 igrejas e organizações envolveram-se imediatamente”, afirma Ferreira.

SERVIÇO:

Evento: Ato público PE de PAZ.
Data e horário: 25/03/2017 (sábado), das 6h às 13h.
Local: Praia do Pina (polo Pina).

IGREJAS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PARTICIPANTES:

Agência Socorro Missionário
CADI
Catedral da Reconciliação
Centro de Transformação Integral Novo Rebanho
Cidade Redime
Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito
Igreja Anglicana em Gaibu
Igreja Apostólica Batista Viva
Igreja Batista Central de Casa Amarela
Igreja Batista de Coqueiral
Igreja Batista do Conjunto Beira Mar
Igreja Batista em Camela
Igreja Batista em Fundão
Igreja Batista Emanuel do Ibura
Igreja Batista Imperial
Igreja Batista Oásis
Igreja Evangélica Batista da Caxangá
Igreja Evangélica Viver em Cristo
Igreja Metodista
Igreja Metodista Guararapes
Igreja Mosaico
Igreja Presbiteriana do Jordão Alto
Instituto Manancial da Vida
Instituto Solidare
Missão Urbana Recife – MUR
Mulheres de Visão
Paróquia Água Viva
Paróquia das Missões Episcopal Carismática
Paróquia Monte Sinai
Primeira Igreja Batista de Abreu e Lima
Primeira Igreja Batista do Recife
Projeto Conexão
Rede Fazer o Bem
Sinal do Reino
Visão Mundial
Voz na Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário